Quem Somos

Resenha Histórica da Santa Casa da Misericórdia de São Vicente da Beira.

A tradição de ajuda aos mais necessitados é uma tradição religiosa bem arreigada em São Vicente da Beira. Na segunda metade do século XVI, foram fundados o Convento Franciscano e a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de São Vicente da Beira, ambos com estalagens anexas, onde eram assistidos os pobres, os doentes e os viajantes sem posses para se hospedarem na estalagem da Vila.

No ano de 1894, a Obra assistencial da Irmandade Misericórdia foi significativamente enriquecida com a fundação de um hospital da Santa Casa da Misericórdia de São Vicente da Beira, que se manteve em funcionamento até os inícios dos anos 80, do seculo XX, dispunha de um médico e de um serviço de enfermagem, com camas para doentes internados. Até esta data, a sua ação centrava-se sobretudo na área da saúde e no acompanhamento espiritual.

Com o Provedor Pe. António Francisco Branco Marques, os corpos gerentes e alguns irmãos da Misericórdia, iniciaram a transformação da Santa Casa, afim de dar resposta a novos desafios, e tornando-se uma Instituição Particular de Solidariedade Social ( IPSS ).

Em 22/10/1986, foram assinados os protocolos de cooperação entre esta Instituição e a Segurança Social para as valências de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, e o Pré-escolar tendo iniciado os seus serviços em Novembro de 1986. Com o decorrer dos anos procederam-se a obras de ampliação do antigo edifício, tendo sido construídas novas infraestruturas que permitiram a criação de mais uma resposta social , o Lar de Idosos ( 1992).

A Santa Casa da Misericórdia de São Vicente da Beira, teve em 01/08/2014, encerrar a valência de Creche, devido a baixa natalidade da freguesia. Tendo remodelado as instalações do pré-escolar, num sector adaptado aos utentes com limitações físicas e acamados.